Os 7 Passos
1. ESTIMULANTES
Pare imediatamente ou de maneira progressiva com o uso de substâncias que contenham cafeína (café, coca-cola, guaraná, chá mate e chá preto), pois elas aumentam a ansiedade. O álcool e o cigarro também contribuem e prejudicam a recuperação do nosso organismo. Evite açúcar refinado, pois ele drenará sua energia em poucos minutos. Procure alimentar-se em horários fixos e incorporar frutas e vegetais às refeições. O chocolate poderá ser consumido com moderação e desde que seja 70% chocolate amargo, que contribui para o fortalecimento do seu sistema imunológico.
2. EXERCÍCIOS FÍSICOS
Ao fazer qualquer tipo de exercício, seja uma caminhada, dançar, nadar, andar de bicicleta, treinar na esteira ou outras atividades aeróbicas, o importante é se movimentar de maneira contínua por mais de 30 minutos. Exercício é uma ferramenta importante no combate à ansiedade e à depressão; a caminhada, além de ser de graça, queima químicos que causam ansiedade e liberam endorfinas que nos proporcionam sensação de bem-estar, nos ajudando a desenvolver novas maneiras de pensar e enxergar os problemas. São antidepressivos e calmantes naturais, e você pode escolher qualquer exercício de que goste.
Pratique pelo menos 3 vezes por semana, no mínimo 30 minutos por dia. Inicie com 30 minutos e vá aumentando o tempo ou faça 1 hora 3 vezes por semana.
3. RESPIRAÇÃO O RELAXAMENTO O MEDITAÇÃO
A respiração correta é um importante componente na recuperação de qualquer doença, portanto pratique os exercícios que aprender no grupo Apoiar, todos os dias, pelo menos duas vezes por dia.
Relaxamento é um importante componente para diminuir ansiedade e depressão. Não é possível ficar tenso e relaxado ao mesmo tempo. Se você usar estes recursos junto com meditação e observação de seus pensamentos, sua tensão nervosa e depressão tendem a diminuir e, aos poucos, desaparecer.
4. DETERMINAR OBJETIVOS E FAZER EXPOSIÇÕES E MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS
Procure toda semana dar pequenos passos em direção à recuperação, nem que sejam “passos de neném”. Podem ser: caminhar 5 minutos, ir até a esquina, visitar alguém, fazer algo de que gosta e deixou de fazer há muito tempo. Mude os móveis na casa, mude os trajetos, faça uma comida diferente, tente novos caminhos, leia novos livros, fale com pessoas diferentes. Isto criará novas conexões em seu cérebro e novas possibilidades de recuperação. Uma caminhada de mil passos começa com o primeiro.
5. AFIRMAÇÕES • VIGILÂNCIA MENTAL • VIVER NO PRESENTE
Afirmações são frases que diz a si mesmo, coisas que gostaria que viessem a acontecer. Mas elas têm de refletir a verdade, pois são palavras de coragem e autoconfiança que virão influenciar seus pensamentos e sentimentos. Uma maneira de usar afirmações é dizer a mesma frase (sempre se focando no que você quer, esqueça o que não quer), umas cem vezes todos os dias. Lembre-se: seus pensamentos se tornam realidade: você é o que PENSA que é. A repetição das frases também ajudará a ficar no presente. Ansiedade e depressão se manifestam como lembranças do passado ou medos do futuro. Portanto, escolha viver este momento, pois é sobre ele que você tem controle.
6. USE A TÉCNICA EFT ACUPUNTURA EMOCIONAL TODOS OS DIAS
Acupuntura Emocional ou EFT é uma técnica simples, que utiliza pontos de acupuntura e mudanças cognitivas para mudar seu estado mental imediatamente. Enquanto você bate nos pontos de acupuntura, seu cérebro libera químicos que relaxam e assim você se acalma e pode inserir novas informações que o ajudarão na sua recuperação. É importante praticar 10 minutos ou mais todos os dias. Mudamos o mundo à nossa volta quando mudamos nosso mundo interior.
7. CULTIVAR ALGUM TIPO DE ESPIRITUALIDADE
Pessoas que acreditam em Uma Força Maior são mais confiantes e esperançosas, então procure Deus. Espiritualidade pode ser despertada quando entramos em contato com a natureza, lemos algo belo e construtivo, quando ajudamos ou amamos alguém, quando aprendemos a nos amar. |