1 2 3
Artigos

PSICOTERAPIA FAMILIAR

A importância de implantar a psicoterapia cognitivo-comportamental de grupo no APOIAR, é mostrar aos familiares dos participantes o funcionamento fisiológico e comportamental causados pelos problemas emocionais e de comportamento (como doenças mentais), e assim ajudá-los a compreender os sintomas e ações de pessoas que sofrem destas doenças, sintomas como o medo, ansiedade, angústia, agressividade, comportamento auto-destrutivos, e auto-depreciadores, entre outros. Desta forma, fazer com que os familiares possam contribuir na recuperação e no tratamento de forma positiva e construtiva. Não basta só atender o paciente, é também necessário ajudar o familiar se sentir preparado e orientado para estar acompanhando e auxiliando o caso.
O projeto de psicoterapia de grupo que vem sendo realizada no Grupo Apoiar por psicólogas, no seu primeiro momento teve um resultado muito positivo, ou seja, reafirmando nossos objetivos iniciais, a troca de experiências, dúvidas e desabafos nos primeiros encontros indicou que existe a demanda para continuarmos com o trabalho, e também porque foi uma experiência muito rica e produtiva.
Muito mais que informar e orientar, existe a necessidade de ouvir os familiares e percebê-los com
suas dificuldades, desempenho e também cansaço físico e emocional. Pois, a pessoa que acompanha outra com problemas, seja este de saúde, emocional e ou financeiro, sofre junto todos os sintomas, cada um na sua maneira de ser e sentir. E a psicoterapia cognitivo-comportamental de grupo vem justamente para respeitar esta individualidade e tentar orientá-los a lidar com os problemas sem que eles se percam, valorizando assim, a forma que cada um tem de enfrentar a vida. Com a orientação os familiares irão partilhar a definição dos objetivos do tratamento e também decidir os métodos que funcionam melhor com cada um.
Tendo todo comportamento como sendo aprendido ou desaprendido, e o que torna o comportamento anormal ou perturbado, a psicoterapia cognitivo-comportamental de grupo auxilia no desaprendizado dos comportamentos mal-adaptados. É uma reflexão de como agir, falar, lidar com vários problemas. Nos encontros percebemos problemas em lidar com pré-adolescentes e adolescentes. Estes estão numa fase de muita energia, e que muitas vezes esta energia é extravasada de forma incorreta, o que gera uma preocupação nos pais, fazendo com que estes percam a paciência para educar, ou tomar atitudes que geram nos filhos, uma agressividade na fala e na escola, recusa nas tarefas diárias e escolares, comportamentos brutos, isolamento, etc.
Além disso, vamos trabalhar com relacionamentos entre casais, onde um dos companheiros apresentam sintomas que vem sendo tratados no Grupo de Auto-ajuda do Apoiar.
O grupo de orientação e apoio aos familiares por ser de forma aberta para que as pessoas entre e reflitam sobre suas dúvidas e queixas vem sendo estruturado a cada encontro para que alcancemos o melhor método de trabalho. A cada momento estamos buscando formas para ajudar o grupo nos vários aspectos que surge, como: famílias que tem mãe ou pai com depressão; integrante da família com Síndrome do pânico; crianças com dificuldade de aprendizagem ou comportamentos inadequados na escola; adolescentes com desvio de personalidade; e vários outros.
LUCIENE CARRIJO

voltar