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Cinco maneiras de lidar com o estresse no trabalho


Você pula da cama todos os dias entusiasmando para ir trabalhar? Ou adia o despertador o quanto pode tentando evitar a chegada ao escritório? O estresse no trabalho deixa mais pessoas doentes a cada dia e, segundo o livro "“Is Work Killing You?” ("O trabalho está te matando", em tradução literal), de David Posen, há três causas principais para este fenômeno: volume, velocidade e abuso.

Em grande parte devido à redução do tamanho das empresas, o volume de trabalho tem aumentado ao ponto de sobrecarga. As pessoas estão trabalhando mais horas, sob mais pressão e com mais velocidade, o que está diretamente ligado à tecnologia. Já o abuso tem a ver com tudo, desde a política do escritório ao bullying. Saiba o que fazer para evitar esta roda viva e preservar sua saúde.

1. Carga de trabalho

Menos tarefas

Diminua as metas diárias ou dinamize a equipe para dividir o trabalho de outra forma e dar conta de tudo mais tranquilamente, sem atropelos.

2. Horários flexíveis

No contrafluxo

Trabalhar em horários diferentes reduz o tempo de viagem e faz com que as pessoas coordenem o trabalho com outras situações, como compromissos familiares, além de adequar o tempo de trabalho ao relógio biológico e ciclo de energia de cada um.

3.Domine a tecnologia

E-mails com moderação

O uso excessivo de e-mails, sms e outros recursos da internet são os maiores responsáveis pelo tecnoestresse. Tanto que políticas de restrição já são adotadas em algumas empresas. Evite as múltiplas plataformas e não use o e-mail para questões complexas, que necessitam uma comunicação com nuances e cuidados.

4.Evite trabalhar por longos períodos

Mais lazer já!

Pesquisas mostram que a produtividade diminui depois de 40 horas por semana. Pessoas que trabalham muitas horas por dia são menos produtivas e mais suscetíveis a dormir menos e a fazer menos exercícios porque são cronicamente cansados e menos eficientes.

Identifique e lide com as pessoas problemáticas

5. Discuta a relação

De todas as habilidades que os funcionários trazem para o trabalho, "lidar com arrepios" não deveria estar na lista. Mas já que está, é preciso identificar as pessoas problemáticas, observá-las e deixar claro que tal comportamento não será tolerado. Para o bem da saúde de todos.

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