1 2 3
Quem Somos

REGRAS E REGULAMENTOS

1) O grupo é aberto para qualquer pessoa, independente de raça, religião ou crenças, que sofra de problemas de ansiedade.

2) O Grupo de autoajuda APOIAR, oferece um programa de trabalho e recuperação, ensinando mudanças comportamentais e cognitivas, para que a pessoa aprenda a lidar com ansiedade e possa participar na própria recuperação. Nós procuramos oferecer uma clima de amizade e apoio para ajudar todos a crescerem. Nosso propósito também é desmascarar os medos e informar ao público que existem tratamentos efetivos para ansiedade.

3) Todos os participantes receberão algum material informativo, mas para recebê-los toda semana, os membros precisam vir às reuniões. (Isto ajuda motivar a pessoa a arriscar a sentir-se ansiosa e sair de casa).

4) Anonimato…O que é ouvido e falado fica no grupo… Nada de fofocas, de rebaixar companheiros ou de observações acusativas. Os participantes precisam concordar em manter uma atitude positiva.

5) Como participante, sempre que necessário, se ofereça para ajudar durante as reuniões e em outras ocasiões. Você ficará surpreso ao perceber que melhor se adapta no grupo se ajudar com pequenas tarefas. ‘É muito simples fazer amizade com os outros quando você está ajudando, dando apoio.

6) Evite DESCRIÇÃO DE SINTOMAS. É desnecessário para quem já tem ansiedade ficar escutando sobre descrições físicas desagradáveis de outra pessoa. Nós já conhecemos os detalhes negativos, vamos fixar nos positivos.

7) Este grupo recebe ajuda de alguns profissionais que concordaram em oferecer informações e esclarecimentos quando necessário.

8) Se você não consegue vir à reunião sozinho, uma pessoa de apoio é bem vinda a participar com você.

9) Sinta-se livre para andar ou sair quando quiser. Ninguém está preso. Procure sentir-se o mais a vontade que puder.

10) USO DE MEDICAMENTO. O uso de medicamento deve ser deixado para o paciente e seu médico. Nenhum membro do grupo tem condições de discutir medicamentos. No entanto, é bom notar que o uso de álcool com medicação para pânico/ansiedade é totalmente contra indicado e se você estiver grávida avise seu médico. Nunca pare medicação de uma vez. Consulte seu médico.

Você precisa de ajuda!
Você não tem de viver tendo ataques de pânico, depressão, ansiedade. Todos estes distúrbios são tratáveis. Infelizmente muitas pessoas ficam relutantes em procurar tratamento. Talvez elas pensem que o problema não seja sério. Talvez se sintam envergonhadas ou culpadas, ou mesmo tem medo de pedir ajuda. Alguns não gostam de medicamentos ou terapia, ou talvez tenham procurado ajuda e não encontraram.

Não deixa essas razões o impedirem de procurar ajuda.

Se você é portador de algum distúrbio de ansiedade, procure toda ajuda que puder (como procuraria para qualquer outra doença).

Não fique desencorajado se alguém lhe disser: “isto não é nada” ou “É só estresse está só na sua cabeça... pare com isto”. Eles podem querer ajudar, mas o fato é que a maioria das pessoas que não têm distúrbios de ansiedade não entendem que o problema é real e duvidam de sua seriedade.


Um pouco sobre o grupo Quem somos Palestra e Atendimento Regras e regulamentos Apoiar - como ajudamos A Fundadora Formação de novos grupos