1 2 3
Editorial

Editorial Janeiro 2014


O QUE ESCREVER NO MEU LIVRO CHAMADO 2014...





Silvana Prado



No último dia de dezembro você fecha um livro onde teve 364 dias para ser mais feliz, hora de fazer uma avaliação do que conseguiu realizar nos dias que passaram: afinal, você, como gerente de sua vida, merece parabéns ou merece ser demitido?

É tempo de promessas, promessas de todos os tipos: vou emagrecer, vou parar de fumar, de jogar, vou arrumar um emprego melhor, vou sair desta relação horrorosa… A maioria das pessoas entra o ano cheia de ideais, mas de acordo com estudos somente 20% consegue seguir em frente com seus objetivos.

As razões são muitas: falta de comprometimento, falta de vontade, falta de persistência, podemos fazer uma relação dos porquês de falharmos tanto em nossos objetivos. Entre os principais comportamentos está a procrastinação: depois eu faço, amanhã ou a semana que vem e quando você percebe... Já se passaram anos.

Quantos livros de 365 dias estão guardados na estante de sua vida, com páginas inteiras em branco porque você estava muito distraído para realizar alguma coisa que o fizesse crescer espiritual, financeira e emocionalmente? Estas são perguntas difíceis que muitos preferem ignorar, mas se não olharmos de maneira objetiva as nossas escolhas, o ano que iniciou terá suas páginas preenchidas – novamente – com horas e horas inúteis na frente da televisão, computador, bares; horas de arrependimentos, culpas e um sentimento de vazio, o mesmo vazio que está estampado nas páginas de nossos livros da vida.

Mas haverá um momento em que teremos de acordar. Pode até não ser nesta vida, mas nosso destino é a felicidade, e essa felicidade, nós a construímos com nossas escolhas. Vejo pessoas fazendo escolhas que as prejudicam só porque algo está na moda. Pagam qualquer preço para estarem na moda. Lembro-me de uma conhecida que um dia chegou ao Apoiar com um par de óculos simplesmente horroroso, ela ficou uns dez anos mais velha porque a armação era muito escura, grossa e pesada. Perguntei por que ela escolheu o bendito, e ela respondeu que a vendedora disse que era a última moda, que a Juliana não sei quem tinha um igual.



Quantos livros de 365 dias estão guardados na estante de sua vida, com páginas inteiras em branco porque você estava muito distraído para realizar alguma coisa que o fizesse crescer espiritual, financeira e emocionalmente? Estas são perguntas difíceis que muitos preferem ignorar...



Você pode me perguntar qual a importância disso, mas, se pensarmos bem, se não conseguimos ter ideias próprias sobre o que é bom para nós, e pagamos uma fortuna por algo com o qual nem poderíamos arcar só para estarmos na moda, imagine outras decisões, como serão tomadas, porque sabemos que as pequenas decisões constroem nosso caráter, nossa vida, nosso destino. Uma vez vi um comediante dizer: – Compre o que você não precisa, e ganhe um brinde, que é algo que você não quer, mas afinal... É de graça.

Às vezes vejo também pessoas se referindo a personagens de novela como se fossem pessoas reais e parte de suas vidas. Vivem de ilusão, mas não sabem de acontecimentos importantes que as rodeiam, por exemplo: como anda o comportamento dos políticos que as representam para que possam tomar decisões que irão influenciar o futuro de nosso país. Elas me perguntam sobre o personagem da novela – do qual eu nunca ouvi falar, porque minha televisão não pega nenhum canal – e me olham como se eu fosse um ser extraterrestre.

Somos programados a nos alimentar com comidas ruins, sem qualquer teor de vitaminas, na verdade algumas são chamadas de junk foods (comida lixo), e, pior, alimentam seus filhos com estes junkies, sem pensarem qual será o futuro dessas crianças. Alimentos saudáveis não só ajudam a prevenir doenças, mas também são amigas do planeta, não agridem o solo, as águas e o ar. Estamos sentindo os efeitos desta agressão no calor insuportável que passamos em dezembro!

Cortamos árvores que ajudariam a manter a temperatura do planeta menos elevada, proporcionando sombras, e transformamos nossas casas em fornos, rodeados pelos pisos frios, eles esquentam tanto que a casa vira realmente um ovo dentro da frigideira. E por que fazemos isto? Vamos pensar em quebrar uma parte pelo menos dos pisos no quintal e colocar grama, plantar pequenas árvores, arbustos, ervas medicinais.

Não temos mais tempo para esperar, precisamos hoje iniciar mudanças que irão garantir a sobrevivência de gerações futuras.

Alguns estudos também indicam que quando escrevemos nossos objetivos no papel e os colocamos em lugares que podemos ver todos os dias, temos mais chance de ter sucesso. Que tal fazer uma lista de coisas que contribuirão não somente com a sua felicidade, mas também será em benefício de todo o planeta? Que tal ir ao horto florestal e, gratuitamente, pegar duas árvores e plantar na frente de sua casa?

Quem sabe você pode se comprometer a, pelo menos um dia por semana, se alimentar de maneira saudável, que não agrida o planeta nem os animais...

Tem tanta coisa que pode ser feita, não deixe para 2015, dê sua contribuição agora e, não importa o que outras pessoas não estão fazendo, o importante é o livro de sua vida. Que você um dia tenha orgulho de devolvê-lo a Deus!

Feliz 2014!

voltar